SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Presidente do PS/Açores defende reforço de vacinação em São Miguel

LUSA
09-06-2021 17:41h

O presidente do PS/Açores defendeu hoje um reforço da vacinação em São Miguel, que concentra maior número de casos de covid-19, salientando ser "uma ilha castigada ao nível sanitário, económico e social" devido à pandemia.

Vasco Cordeiro falava à margem de uma reunião com a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, acompanhado da candidata do PS a presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Lurdes Alfinete, e pelo candidato a presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Álvaro Correia, tendo reiterado a importância da proposta que apresentou em 18 de maio, em sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que passava pelo reforço da vacinação em Rabo de Peixe.

Para o líder dos socialistas açorianos e antigo presidente do Governo Regional, “esta proposta continua a fazer sentido".

"E reafirmo-a por várias razões”, acrescentou, referindo que face ao atual reforço de vacinas na região isso permite “que haja um reforço de vacinação na ilha de São Miguel, sem retirar vacinas a outra ilha”.

O arquipélago conta presentemente com 267 casos positivos ativos, sendo 265 em São Miguel, um nas Flores e um no Faial.

Segundo Vasco Cordeiro, citado numa nota de imprensa enviada pelo PS, o facto de a situação se encontrar estabilizada nas restantes oito ilhas da região, e havendo mecanismos de controlo e de monitorização nos circuitos entre São Miguel e as restantes ilhas, que permitem controlar a disseminação do vírus, faz com que o importante seja "o reforço da vacinação em São Miguel".

“São Miguel é uma ilha castigada ao nível sanitário, castigada ao nível económico e social quanto às consequências da pandemia, e era muito importante que não fosse também castigada ao nível do próprio processo de vacinação”, sustentou o presidente do PS/Açores.

De acordo com a nota divulgada, "ao proteger São Miguel, protege-se também as outras ilhas", segundo Vasco Cordeiro, acrescentando: “Tendo em conta que esta é uma das principais portas de entrada na região isso seria também importante para a proteção da região no seu todo”.

O líder dos socialistas açorianos enalteceu o trabalho dos profissionais de saúde envolvidos na luta contra a pandemia de covid-19 e no processo de vacinação, destacando a sua “persistência, resistência e resiliência”, neste processo.

Salientando a importância da vacinação, Vasco Cordeiro apelou ainda a todos os açorianos que esclareçam as suas dúvidas quanto ao processo e sublinhou que através da inoculação é possível “sair o mais rapidamente possível da pandemia e dos efeitos sociais económicos que a mesma tem”.

Na visita à vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, o presidente do PS/Açores reuniu-se ainda com a Junta de Freguesia e com o Conselho Executivo da Escola Rui Galvão de Carvalho.

MAIS NOTÍCIAS