SAÚDE QUE SE VÊ

Novo bloco operatório do Hospital de Ovar deverá ficar pronto no final de 2022

LUSA
20-05-2021 15:14h

O secretário de Estado da Saúde anunciou hoje em Ovar que o novo bloco operatório do Hospital Francisco Zagalo deverá ficar pronto no final de 2022, admitindo que o financiamento para a obra ainda não está assegurado.

"Diria que o final de 2022 é uma boa data para termos esperança de começar a realizar as primeiras cirurgias aqui, mas isso depende muito de coisas que, às vezes, não são propriamente controladas pelas pessoas", declarou Diogo Serras Lopes na visita que fez esta manhã a essa unidade hospitalar do distrito de Aveiro.

A ampliação do bloco de cirurgias do hospital de Ovar é uma reivindicação antiga da comunidade local e chegou a ser prometida pelo Governo em 2013, mas só agora volta a estar em agenda, depois de a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro ter aberto um concurso específico para o projeto, dado que restavam verbas disponíveis para o efeito no programa Portugal 2020.

O prazo para candidaturas ainda está a decorrer, pelo que só a partir da próxima segunda-feira o projeto será efetivamente avaliado.

"Após a garantia de financiamento, terá que ser aberto concurso público para a empreitada e isso poderá demorar quatro meses. Depois será necessário o visto do Tribunal de Contas, também dentro desse prazo, e seguem-se 12 meses de obra", referiu Diogo Serras Lopes.

Caso depois se confirme a esperada comparticipação comunitária de 85% ao abrigo do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o governante reconhece que a despesa será considerável.

"Este investimento ultrapassa os três milhões de euros, o que é bastante significativo no contexto do Serviço Nacional de Saúde e, em especial, no contexto de Ovar", declarou.

MAIS NOTÍCIAS