SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: UNICEF avisa que pandemia está a facilitar adoções ilegais na Índia

LUSA
07-05-2021 12:23h

A UNICEF alertou hoje para o impacto da segunda vaga da pandemia de covid-19 na Índia, que está a afetar milhões de crianças no país devido à falta de cuidados médicos, e a facilitar adoções ilegais.

“Muitos estão a perder os seus pais e prestadores de cuidados, deixando-os sem casa”, disse a representante da UNICEF na Índia, Yasmin Ali Haque, em conferência de imprensa, acrescentando que o encerramento de escolas devido à pandemia está a afetar cerca de 247 milhões de alunos de escolas primárias e secundárias do país.

Haque adiantou que, numa altura em que milhões de crianças estão a ficar órfãs, estão a surgir ofertas de adoção por métodos ilegais através de redes sociais, “o que coloca estas crianças em risco de cair em redes de tráfico e em situações de abuso”.

A representante da UNICEF acrescentou que a saturação do setor da saúde indiano, devido à situação pandémica, tem impedido o acesso das crianças do país aos serviços de vacinação e tratamento de outras doenças, tais como a pneumonia.

A UNICEF também alertou que, no panorama atual, há muitos casos de mulheres grávidas que têm dificuldade em encontrar serviços de saúde para realizar e auxiliar o trabalho de parto, e recordou que, num país onde uma em cada cinco crianças sofre de desnutrição, a pandemia de covid-19 pode agravar ainda mais esta falta de acesso a alimentos.

Yasmin Haque sublinhou que a crise sanitária na Índia tem repercussões não só regionais (os casos estão também a aumentar exponencialmente no Nepal, Sri Lanka e Maldivas) mas também globais, uma vez que muitas das vacinas produzidas no país foram redirecionadas da exportação para o uso doméstico.

“A crescente procura de vacinas na Índia significa que milhões de doses planeadas para distribuição em países de baixos rendimentos não podem ser exportadas, resultando numa lacuna no abastecimento que aumenta o risco de novos surtos e mutações”, explicou.

Segundo Haque, a organização necessita urgentemente de, pelo menos, 21 milhões de dólares (cerca de 17,3 milhões de euros) para enviar equipamento de diagnóstico, provisões e oxigénio para a Índia.

Na quinta-feira, a Índia bateu o recorde mundial de casos diários de covid-19, registando 414 mil novos casos em 24 horas, o que elevou o total de infetados para 21 milhões, enquanto o número de mortes aumentou para 230 mil, sendo que 3.900 ocorreram nas últimas 24 horas.

O país administrou 164 milhões de doses de vacinas desde o início da campanha de vacinação em janeiro passado, de acordo com dados das autoridades.

A pandemia de covid-19 já provocou, pelo menos, 3.244.598 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

MAIS NOTÍCIAS