SAÚDE QUE SE VÊ

Vírus: Terceiro caso suspeito de coronavírus identificado em Portugal

LUSA
04-02-2020 18:53h

Um terceiro caso suspeito de infeção com o novo Coronavírus (2019-nCoV) em Portugal foi validado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), após avaliação clínica e epidemiológica, anunciou hoje a DGS.

O doente foi encaminhado para o Hospital Curry Cabral, unidade de referência para estas situações, onde será realizada a colheita de amostras biológicas para análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

A DGS já havia reportado dois casos suspeitos, um em Lisboa e outro no Porto, mas após análises clínicas e epidemiológicas foram dados como negativos.

O primeiro caso foi reportado a 26 de janeiro num homem regressado da China e que esteve sob observação no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, por suspeita de infeção pelo novo vírus detetado naquele país e o segundo deu-se com um cidadão de nacionalidade estrangeira que deu entrada no Hospital de São João, no Porto, em 31 de janeiro.

O novo coronavírus (2019-nCoV), que surgiu em dezembro passado em Wuhan, capital da província de Hubei, centro da China, já provocou 426 mortos e infetou mais de 20.400 pessoas.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na passada quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

MAIS NOTÍCIAS