SAÚDE QUE SE VÊ

Centro Hospitalar do Oeste cria dois Centros de Responsabilidade Integrados

LUSA
25-03-2021 17:10h

Os dois primeiros Centros de Responsabilidade Integrados (CRI) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) foram criados para as áreas de Pneumologia e de Psiquiatria e Saúde Mental, foi hoje divulgado.

A medida, que coloca os três hospitais do Oeste (as unidades das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche) no grupo dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde que aderiram ao novo modelo de gestão, pretende “reduzir as listas de espera, melhorar a eficiência e rentabilizar a capacidade instalada”, explica o CHO num comunicado.

Na área da Pneumologia, que funciona marioriamente no Hospital de Torres Vedras, o CRI permitirá melhorar a adaptação da assistência hospitalar às necessidades do doente, através de um atendimento especializado e tecnicamente qualificado (internamento e ambulatório), otimizando os recursos de forma a aumentar a eficiência, pode ler-se no comunicado.

“Para a comunidade relança a imagem do Hospital como um sistema aberto, em que se tenta fazer uma aproximação entre o tratamento hospitalar e o meio social e familiar dos doentes, mediante um acesso rápido e eficaz ao sistema de saúde”, sublinha o CHO.

Já na área da Psiquiatria e Saúde Mental, mais centrada no Hospital das Caldas da Rainha, o CRI traduz-se numa “oportunidade para criar novas valências para a região Oeste”, entre as quais “o internamento ou o hospital de dia”, acrescenta a instituição.

Na esfera de ação do CRI estará ainda a celebração de novos protocolos que permitam a realização de projetos de investigação, formação ou o desenvolvimento de subespecialidades.

Para o Conselho de Administração (CA) do CHO, citado no comunicado, “estas estruturas de gestão permitirão dar respostas assistenciais mais flexíveis e de maior proximidade, em articulação com os cuidados de saúde primários, particularmente úteis para ajustar o modelo de prestação de cuidados às necessidades que resultarão do atual contexto pandémico”.

Simultaneamente, “será possível atribuir às equipas envolvidas mais autonomia e responsabilidade para rentabilizar a capacidade instalada e cumprir os tempos de resposta, centrados nas necessidades dos utentes e com incentivo à melhoria contínua”, pode ainda ler-se.

De acordo com a página do SNS, os Centros de Responsabilidade Integrados são estruturas orgânicas de gestão intermédia, dependentes dos conselhos de administração das entidades públicas empresariais do SNS, que têm autonomia funcional e um compromisso de desempenho assistencial e económico-financeiro negociado para um período de três anos.

São constituídos por equipas multidisciplinares e dirigidos por um Conselho de Gestão com autonomia para promover níveis de produção e indicadores de desempenho em dimensões como o acesso, a qualidade, o ensino/investigação e a eficiência.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

MAIS NOTÍCIAS