SAÚDE QUE SE VÊ

Vírus: Número de pessoas infetadas em Macau sobe para oito, mulher vive no território

LUSA
02-02-2020 21:01h

O número de pessoas infetadas em Macau com o novo coronavírus chinês subiu para oito, depois do vírus ter sido diagnosticado a uma mulher que reside no território, anunciaram hoje as autoridades.

A mulher de 64 anos, desempregada, foi colocada em isolamento numa enfermaria, informou o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus em comunicado.

A atual condição clínica é estável e no inquérito efetuado negou ter ido à área de Hubei (epicentro do surto) ou ter tido contacto com doentes confirmados da nova pneumonia.

Este é o primeiro caso de infeção de um habitante de Macau, já que todos os outros contaminados pelo vírus são da cidade chinesa Wuhan, epicentro do surto.

A doente esteve internada no Hospital Integrado de Medicina Tradicional Chinesa e Ocidental de Zhuhai, cidade vizinha de Macau, entre os dias 10 a 17 de janeiro, devido a herpes zóster, pode ler-se na mesma nota.

No dia 22 de janeiro, comprou aves vivas no mercado de Sanxiang, em Zhongshan. As autoridades indicaram que a mulher permaneceu na cidade de Sanxiang durante os dias 22 e 23 de janeiro.

Na segunda-feira, a mulher recorreu aos serviços de urgência do Centro Hospitalar Conde de São Januário (CHCSJ), devido a febre e tosse.

“Como não sentiu melhoria do seu estado de saúde deslocou-se no dia 30 e no dia 31 ao Hospital Kiang Wu, com sintomas de febre contínua”, explica-se no comunicado.

As autoridades afirmaram que no sábado recorreu novamente ao Hospital Kiang Wu para tratamento médico, queixando-se de uma dor abdominal no lado direito, sendo que, “após a admissão hospitalar, foi realizado exame de tomografia computadorizada, tendo sido considerado sintomas de inflamação pulmonar”.

Na tarde desse dia, a doente foi transportada de ambulância para sala de emergência especial do CHCSJ, onde foi testada, confirmando tratar-se do oitavo caso em Macau.

O número de mortes pelo novo coronavírus na China subiu hoje para 304 (45 a mais que no sábado), enquanto o número de pessoas infetadas com esta doença no território chinês é de 14.380 (2.590 a mais que na véspera).

Hoje foi também tornada pública a primeira morte fora da China relacionada com o vírus, um homem de nacionalidade chinesa que morreu sábado nas Filipinas vítima de uma pneumonia causada pelo coronavírus de Wuhan.

O surto de pneumonia provocado pelo novo coronavírus (2019-nCoV) foi detetado no final do ano em Wuhan.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países, com as novas notificações na Rússia, Suécia e Espanha.

MAIS NOTÍCIAS