SAÚDE QUE SE VÊ

Vírus: China isenta de taxas produtos importados dos EUA para prevenir e controlar vírus

LUSA
02-02-2020 20:57h

A China decidou isentar os produtos importados dos Estados Unidos para prevenir e controlar o novo coronavírus lançar um plano de ajuda económica às empresas chinesas, noticiou hoje a Xinhua, a agência de notícias oficial.

A decisão foi tomada no sábado pelo Ministério das Finanças. Os produtos, que foram sujeitos a tarifas adicionais durante a guerra comercial entre a China e os Estados Unidos, estarão isentos de tarifas entre 01 de janeiro e final de março.

Os produtos incluem reagentes, itens de esterilização, suprimentos de proteção, ambulâncias, veículos de desinfeção e veículos de comando de emergência.

Além disso, os impostos cobrados sobre esses itens importados serão reembolsados.

O ministério lembrou que, como resultado da crise da saúde, que já totaliza 304 mortos na China e 14.380 infetados, os equipamentos e materiais médicos "são escassos", especialmente em Wuhan, epicentro do surto do novo coronavírus, e em outras cidades da província de Hubei.

Hoje foi também tornada pública a primeira morte fora da China relacionada com o vírus, um homem de nacionalidade chinesa que morreu sábado nas Filipinas vítima de uma pneumonia causada pelo coronavírus de Wuhan.

Este surto de pneumonia provocado pelo novo coronavírus (2019-nCoV) foi detetado no final do ano em Wuhan.

Além do território continental da China e das regiões chinesas de Macau e Hong Kong, há mais casos de infeção confirmados em 24 outros países, com as novas notificações na Rússia, Suécia e Espanha.

MAIS NOTÍCIAS