SAÚDE QUE SE VÊ

BE denuncia défice de pessoal e de condições nos centros de saúde do Cávado

LUSA
31-01-2020 19:54h

O Bloco de Esquerda (BE) alertou hoje para a falta de assistentes técnicos no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Cávado III e para o desajustamento de diversas unidades face às necessidades atuais.

Em pergunta dirigida à ministra da Saúde, os deputados do BE José Maria Cardoso, Alexandra Vieira e Moisés Ferreira dão conta de que aquele ACES precisa de mais 18 assistentes técnicos.

Dizem ainda que diversas unidades se encontram “desajustadas” para as necessidades atuais e a necessitar de intervenção.

Por isso, perguntam a Marta Temido se está prevista a contratação de mais pessoal e se existem projetos tendo em vista a intervenção naquelas unidades ou a construção de novas.

O ACES Cávado III dá resposta aos concelhos de Barcelos e Esposende, no distrito de Braga.

É constituído por três centros de saúde, designadamente Barcelos, Barcelinhos e Esposende, num total de mais de 157 mil utentes.

Segundo o Bloco, 29 utentes têm mais de 100 anos e 249 encontram-se na faixa etária entre os 95 e os 99 anos.

O BE sublinha que se trata de uma região “densamente povoada” mas com “grandes lacunas” do ponto de vista de transportes públicos.

“O acesso às unidades de saúde existentes é um dos problemas com que este ACES se depara”, refere ainda a pergunta dirigida à ministra da tutela.

MAIS NOTÍCIAS