SAÚDE QUE SE VÊ

Fafe com 10 balcões nas freguesias para serviços de saúde à distância

LUSA
26-02-2021 18:38h

O concelho de Fafe, no distrito de Braga, dispõe a partir de hoje de 10 "Balcões SNS 24" que vão permitir realizar, nas sedes de juntas de freguesia, serviços de saúde à distância, por meios tecnológicos, informou hoje o município.

Segundo a autarquia, "a instalação deste serviço teve em consideração a inexistência de unidades de saúde nas proximidades, bem como a identificação de condições físicas e humanas nas respetivas juntas de freguesia".

"O SNS 24 Balcão tem como finalidade facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telesaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras quer na utilização dos meios técnicos ou mesmo face à sua inexistência", lê-se num comunicado da edilidade.

O projeto foi desenvolvido no âmbito dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em articulação com o Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e a câmara municipal.

Nestes balcões, os utentes podem fazer a marcação de consultas, realizar teleconsultas, consultar exames, aceder a guias de tratamento, renovar a medicação crónica, avaliar e registar sintomas provocados pela covid-19 e pedir a isenção de taxas moderadoras, entre outras informações de saúde.

Os serviços foram instalados na freguesia de Silvares São Martinho, na União de Freguesias de Agrela e Serafão, na União de Freguesias de Freitas e Vila Cova, na freguesia de Ribeiros, na freguesia de Passos, na União de Freguesias de Aboim, Felgueiras, Gontim e Pedraído, na União de Freguesias de Ardegão, Arnozela e Seidões, na União de Freguesias de Monte e Queimadela e na freguesia de Estorãos.

MAIS NOTÍCIAS