SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Câmara de Baião criou estrutura para vacinação a partir de terça-feira

LUSA
19-02-2021 11:20h

A Câmara de Baião criou uma estrutura, junto ao centro de saúde local, que vai permitir vacinar a população do concelho contra a covid-19 a partir de terça-feira, informou hoje fonte da autarquia.

Segundo fonte daquela autarquia do distrito do Porto, nesta fase, serão vacinadas 1.819 pessoas com mais de 50 anos e com doenças crónicas (insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica) e as pessoas com mais de 80 anos.

O equipamento possui uma área de receção, duas cabinas de vacinação e uma área de recobro, onde os utentes irão aguardar 30 minutos após a administração da vacina, para avaliação do eventual surgimento de reações negativas.

"Esta estrutura, criada ao lado do edifício do Centro de Saúde de Baião, apresenta as condições necessárias para receber a população do concelho durante o processo de vacinação, cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde para o efeito", adianta a mesma fonte.

A Câmara de Baião acrescenta que vai mobilizar trabalhadores que estarão junto à estrutura para encaminharem os cidadãos para o local de vacinação e informar sobre os passos a seguir.

A estrutura resultou da colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega ACeS-Tâmega 1.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.430.693 mortos no mundo, resultantes de mais de 109,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.754 pessoas dos 792.829 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS