SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Bombeiros de Guimarães pedem 80 mil euros para nova ambulância

LUSA
17-02-2021 14:01h

Os Bombeiros Voluntários de Guimarães lançaram hoje uma campanha de angariação de fundos para aquisição de uma nova ambulância, que terá capacidade para transporte de doentes para cuidados intensivos, anunciou hoje o presidente daquela corporação.

Em videoconferência de imprensa, João Pedro Castro sublinhou que se trata de “uma necessidade absolutamente urgente”, face ao incremento de solicitações decorrente da pandemia de covid-19 e ao consequente desgaste da frota automóvel da corporação.

Desde o início da pandemia, os Voluntários de Guimarães já asseguraram o transporte de mais de 1.700 casos suspeitos de covid-19.

Para João Pedro Castro, a aquisição da nova ambulância assume-se “de extrema urgência” e terá de estar em funcionamento “o mais tardar, em abril”.

Tem um custo de cerca de 80 mil euros e vai substituir uma outra que já conta com mais de 20 anos.

Vai estar disponível para o socorro normal à população, mas também para transporte de doentes para os cuidados intensivos, sendo para o efeito dotada dos necessários monitores e ventiladores.

Paralelamente, a corporação vai comprar uma nova ambulância, sendo neste caso o financiamento assegurado pela Câmara Municipal.

Os Voluntários de Guimarães contam atualmente com oito ambulâncias, a última das quais comprada em 2016.

MAIS NOTÍCIAS