Os trabalhos de eficiência energética no Hospital Padre Américo, em Penafiel, num investimento de cinco milhões de euros, vão começar este semestre, disse hoje à Lusa fonte da administração, que promete "algo inovador em termos nacionais".
Carlos Alberto Silva, presidente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, explicou hoje à Lusa que o projeto, realizado no âmbito do Plano de Racionalização Energética e Carbónica, prevê o revestimento de 17 mil metros quadrados das fachadas da unidade hospitalar de Penafiel, com coberturas de alumínio de última geração.
O novo material, disse, assegurará mais conforto térmico e uma poupança energética estimada de 27 mil euros por ano.
O Diário da República publicou hoje o despacho governamental que autoriza o CHTS a avançar com a intervenção, no âmbito de uma candidatura, aprovada em 2017, que conta com uma comparticipação de 95% de fundos comunitários. A comparticipação nacional é de 5%.
Além dos revestimentos, está prevista a instalação de um sistema solar fotovoltaico para produção de energia elétrica, constituído por 1800 módulos. Esta medida permitirá uma poupança anual de 79.500 euros, segundo o CHTS.
Outra ação prevista é a instalação de uma caldeira de biomassa que garantirá uma poupança anual de 199 mil euros. Entretanto, os novos vãos envidraçados, também previstos nesta candidatura, permitirão uma poupança anual de 18 mil euros por ano.
A administração prevê que as obras possam estar concluídas no final de 2021.
O Hospital Padre Américo é a maior unidade hospitalar do Tâmega e Sousa, constituindo a unidade de saúde de referência para cerca de 550 mil habitantes, de 12 concelhos.