SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Seixal tem três centros de vacinação prontos a funcionar

LUSA
09-02-2021 16:33h

A Câmara do Seixal, no distrito de Setúbal, montou três centros de vacinação para receber utentes prioritários na próxima fase do plano nacional de vacinação contra a covid-19, que estão prontos a funcionar quando houver vacinas disponíveis.

"Apesar de os centros já estarem prontos, aguarda-se a chegada das vacinas para que se possa dar início ao processo de vacinação", destacou, numa nota, a autarquia.

A Câmara do Seixal adiantou que os três espaços estão situados no Pavilhão Multiusos da Quinta da Marialva (com capacidade para cerca de 50 mil munícipes de Corroios), no Pavilhão Desportivo Escolar Paulo da Gama (cerca de 50 mil munícipes de Amora) e no Pavilhão Desportivo do Portugal Cultura e Recreio (70 mil pessoas da área da União das Freguesias do Seixal, Arrentela, Aldeia de Paio Pires e ainda de Fernão Ferro).

No apoio a estes três centros, organizados numa parceria entre o município e as juntas de freguesias, estarão 35 funcionários em permanência, um médico e sete enfermeiros em cada espaço, esperando-se que em cada um dos centros sejam vacinadas 200 pessoas por dia, ao longo de três semanas.

Na próxima fase serão vacinadas os munícipes com mais de 80 anos ou com mais de 50 anos e com insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória, que serão previamente contactadas pelo Serviço Nacional de Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.325.744 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.557 pessoas dos 770.502 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS