SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Esposende quer idosos vacinados no concelho e não em Barcelos

LUSA
04-02-2021 17:35h

A câmara de Esposende quer que a vacinação contra a covid-19 dos seus idosos seja feita no concelho e não em Barcelos, tendo aprovado hoje uma moção com esse pedido ao ministério da Saúde.

O executivo aprovou, na reunião desta manhã, por unanimidade, e por proposta pelo presidente Benjamim Pereira (PSD), uma moção dirigida à ministra da Saúde, Marta Temido, com aquele pedido, pois o Plano Nacional de Vacinação prevê a criação de um posto de vacinação por cada um dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e, no caso de Esposende, tal implica que os utentes abrangidos na primeira fase de vacinação se desloquem ao concelho vizinho.

A autarquia quer que Marta Temido interceda no sentido de "tentar garantir que a vacinação contra a covid-19 de idosos com mais de 80 anos e pessoas com idade superior a 50 anos com patologias, ocorra em Esposende, evitando, deste modo, que estes tenham que se deslocar a Barcelos, tal como foi definido e está previsto".

Em comunicado enviado, Benjamim Pereira destaca que "não obstante a compreensão das dificuldades técnicas que envolvem este processo, não apenas a constituição de equipas de profissionais e a preservação das vacinas no frio, a deslocação de idosos para Barcelos envolve um custo pessoal para todos, nomeadamente ao nível das dificuldades de deslocação".

Segundo o autarca, "apesar de o município e de todas as Juntas de Freguesia terem estado em sintonia quanto ao apoio a dar aos munícipes nessa deslocação, no seguimento do pedido formulado pelo ACES, em reunião de 01 de fevereiro, é da maior importância que haja, em Esposende, postos de vacinação para maior conforto e até segurança da nossa população".

A deslocação a Barcelos dos utentes abrangidos nesta primeira fase da vacinação originou críticas da oposição socialista e da CDU à liderança da autarquia.

"A Comissão Concelhia do PCP manifesta o seu total e frontal repúdio por tal modalidade de vacinação e defende que os idosos com baixa mobilidade sejam vacinados em casa e que os restantes esposendenses abrangidos por esta fase de vacinação tenham a possibilidade de o fazer no seu concelho, no Centro de Saúde onde estão inscritos", disse aquele partido em comunicado.

Quanto ao PS, a Secção Concelhia de Esposende afirmou, em comunicado, "lamentar que o presidente da Câmara de Esposende aceitasse, de forma irresponsável, a hipótese de transportar os idosos para Barcelos, de autocarro, "à manada" para serem vacinados contra a covid-19", sublinhando que Esposende não é um "anexo" de concelhos vizinhos.

A moção dirigida a Marta Temido será igualmente enviada ao ACES Cávado III, à Administração Geral de Saúde, à Direção Geral de Saúde e à Assembleia Municipal de Esposende.

MAIS NOTÍCIAS