SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Sete infetados na residência da Casa Pia na Lourinhã - instituição

LUSA
26-01-2021 18:08h

Sete pessoas estão infetadas no espaço de acolhimento de jovens da Casa Pia, na Lourinhã, no distrito de Lisboa, esclareceu hoje o responsável da comunicação da instituição.

João Louro afirmou à agência Lusa que estão confirmados sete casos, que se mantêm ativos, dos quais quatro são trabalhadores e três jovens residentes.

O surto foi detetado no dia 18, quando surgiram três infetados, depois de um primeiro caso ter surgido no dia 08.

João Louro esclareceu que o surto nunca atingiu os 21 infetados naquele espaço da Casa Pia, na Areia Branca, no concelho da Lourinhã, como referiu hoje à Lusa fonte da Câmara Municipal.

Baseando-se em dados reportados pela delegada de saúde do concelho, fonte oficial deste município disse hoje à Lusa que, na residência de acolhimento de jovens da Casa Pia, na Areia Branca, encontravam-se infetados 15 jovens e seis funcionários.

Os dados acerca deste surto enviados hoje à agência Lusa reportam-se a sexta-feira, não tendo ainda a autarquia números mais atualizados.

Contactada pela Lusa, a delegada de saúde, Helena Andrade, esteve incontactável, não tendo sido possível obter mais esclarecimentos até às 18:00.

Desde o início da pandemia, a Lourinhã contabiliza 762 casos confirmados, dos quais 208 estão ativos, 539 recuperaram e 15 morreram, segundo o último boletim epidemiológico da Comunidade Intermunicipal do Oeste, região a que pertence o concelho.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.140.687 mortos resultantes de mais de 99,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS