Um surto de covid-19 com 55 infetados foi detetado no lar da Santa Casa da Misericórdia da Merceana, em Alenquer, confirmou hoje o delegado de saúde local.
Pompeu Balsa afirmou à agência Lusa que, entre os 55 infetados, estão 46 dos 69 utentes e nove funcionários.
No âmbito de testes de diagnóstico realizados pelo Instituto da Segurança Social aos funcionários do lar, vários fizeram teste na sexta-feira e um deles veio a ter resultado positivo.
Por isso, as autoridades de saúde decidiram, no domingo, realizar testes a todos os utentes e profissionais da instituição, tendo os resultados sido conhecidos hoje, com 55 casos de infeção confirmados.
O delegado de saúde adiantou que todos os utentes estão a recuperar no lar, apresentando sintomas ligeiros.
Os utentes foram separados por alas diferentes, em função de terem tido teste positivo ou negativo à covid-19.
Desde o início da pandemia, Alenquer, no distrito de Lisboa, contabiliza 2.083 casos confirmados, dos quais 444 estão ativos, 1.605 recuperaram e 34 morreram, de acordo com o último boletim epidemiológico da Comunidade Intermunicipal do Oeste, região a que pertence o concelho.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.041.289 mortos resultantes de mais de 95,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 9.246 pessoas dos 566.958 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.