SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Áustria paga 25 euros aos profissionais de saúde por cada vacina administrada

LUSA
12-01-2021 15:18h

Os profissionais de saúde austríacos vão receber 25 euros por cada dose da vacina contra a covid-19 que administrem, bem como um valor extra de 150 euros por hora caso se desloquem a lares de idosos, foi hoje divulgado.

A agência de notícias austríaca APA avançou que estas condições foram acordadas entre o Governo federal da Áustria e a associação nacional de médicos.

As verbas adicionais serão asseguradas pela segurança social austríaca, segundo a mesma fonte.

Neste sentido, esta decisão não vai implicar custos adicionais para os estados federados, que são os responsáveis pela distribuição das vacinas.

A campanha de vacinação na Áustria encontra-se atualmente na primeira fase, que abrange os profissionais de saúde, os doentes crónicos e de risco e os idosos que vivem em lares e residências seniores.

Os grupos abrangidos nesta primeira fase de vacinação representam quase metade das pessoas que morreram de covid-19 até à data na Áustria.

O país liderado pelo chanceler Sebastian Kurz, que ainda não conseguiu abrandar a taxa de contágio pelo novo coronavírus, arrancou com a campanha de vacinação em pleno terceiro período de confinamento decretado pelas autoridades sanitárias.

A incidência acumulada de casos na Áustria (análise que tem como base um período de sete dias) situa-se atualmente em 163 casos por cada 100.000 habitantes e um total de 6.819 mortes.

A pandemia da doença covid-19 já provocou pelo menos 1.945.437 mortos resultantes de mais de 90,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus (SARS-Cov-2) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS