SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: PCP/Madeira quer explicações do secretário da Saúde no parlamento regional

LUSA
08-01-2021 16:46h

O PCP/Madeira entregou hoje no parlamento regional um pedido de audição do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, sobre os novos condicionamentos ao acesso aos cuidados de saúde na região devido à pandemia de covid-19.

O deputado único do PCP na Assembleia Legislativa Regional, Ricardo Lume, justifica o pedido de audição com o facto de muitos atos médicos marcados para o início do ano terem sido "novamente adiados", a pretexto do agravamento da pandemia da covid-19.

Os objetivos da audição, segundo o deputado, passam por identificar as causas dos novos condicionamentos ao acesso aos cuidados de saúde na Região Autónoma da Madeira, saber quais as medidas que estão a ser tomadas para garantir "a mais rápida retoma" de todas as valências do Serviço Regional de Saúde e apurar as necessidades de recursos humanos, materiais e infraestruturais para garantir o normal funcionamento do Serviço Regional de Saúde e dar resposta ao surto da covid-19.

De acordo com a Direção Regional da Saúde, a Madeira regista 2.379 casos de covid-19 desde o início da pandemia, 1.334 recuperados, 18 óbitos e 1.027 casos ativos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.899.936 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 7.472 pessoas dos 456.533 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado com efeitos desde as 00:00 de 08 de janeiro, até dia 15.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS