SAÚDE QUE SE VÊ

Câmara de Tondela solidária com a mobilização em torno do centro hospitalar

LUSA
23-01-2020 18:46h

A Câmara de Tondela solidarizou-se hoje com a mobilização que a Liga de Amigos e Voluntariado do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) está promover em defesa da requalificação do serviço de urgência e da construção do centro oncológico em Viseu.

A Liga de Amigos e Voluntariado do CHTV marcou para sábado à tarde, no Rossio, em Viseu, uma concentração pela defesa das obras da urgência, pela concretização do centro oncológico e “pela dignificação do trabalho dos profissionais e conselho de administração, que tem visto quartados os seus esforços pela melhoria dos cuidados de saúde”.

“Pela premência da questão em causa, o município de Tondela não pode deixar de se associar. Falamos do direito à saúde e, neste caso, do facto de o Governo central adiar o acesso a esse direito”, disse a vereadora da Câmara de Tondela responsável pelo pelouro da Saúde, Sofia Ferreira.

A vereadora recordou que a ampliação do serviço de urgência teve financiamento garantido no quadro do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial, aquando da negociação dos fundos comunitários da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, com reforço financeiro do Centro 2020.

“Só era necessário que o Ministério da Saúde assegurasse a contrapartida nacional, mas tal não aconteceu. Como todos sabemos, essa negligência testemunha-se quase diariamente nos meios de comunicação social, com inúmeros episódios de utentes a testemunharem que passam horas intermináveis para aceder a uma consulta no serviço de Urgência, em condições pouco ou nada dignas”, lamentou.

Sofia Ferreira lembrou que também o centro oncológico, há muito prometido, “continua na estaca zero”.

Apesar das garantias dadas em 2017, “ainda hoje não é conhecido um calendário para a sua concretização”, nem o modelo de financiamento que o suportará, frisou.

Por considerar que “a questão da saúde não pode continuar a ser encarada com este grau de irresponsabilidade por parte das entidades competentes, e porque este centro hospitalar continuará a ser determinante para potenciar respostas de saúde adequadas a uma vasta população”, o município decidiu solidarizar-se com a luta, acrescentou.

Na terça-feira, também o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse que apoiava a manifestação, na qual estará presente, juntamente com o seu executivo.

“Acho muito bem que os cidadãos se pronunciem. Recebi a Liga de Amigos do Hospital, que vieram apresentar [a manifestação], e eu disse que tinham todo o apoio da parte da autarquia, que irá disponibilizar um pequeno estrado e sistema de som, no Rossio, para que as pessoas possam exprimir os seus sentimentos”, contou, durante a reunião pública do executivo.

O novo concurso público para as obras de alargamento e remodelação das instalações da Urgência Polivalente do Hospital S. Teotónio, de Viseu, que representa um investimento de 6.460.627 euros, foi hoje publicado em Diário da República.

“A intervenção tem um prazo de execução de 400 dias, prevendo-se o arranque da obra no mais curto prazo possível a partir da consignação da empreitada, cumpridos que estejam todos os prazos e procedimentos legais, designadamente o visto prévio do Tribunal de Contas”, refere um comunicado do CHTV.

MAIS NOTÍCIAS