A Câmara de Santo Tirso, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Santo Tirso/Trofa, criou uma equipa de 10 elementos que a partir de quinta-feira irão contactar e aconselhar pessoas com covid-19, anunciou hoje a autarquia.
Composta por nove funcionários da autarquia e um colaborador da Unidade de Saúde Pública, a equipa irá operar no Edifício do Ambiente sob a articulação do ACeS, funcionando de segunda a sexta-feira no horário habitual dos centros de saúde, acrescentou o presidente da autarquia, Alberto Costa.
"Juntamente com a autoridade de saúde local verificámos que havia dificuldade em contactar pessoas que tiveram resultados positivos, para fazer aconselhamento. Decorrente disto, criámos um call-center para aliviar as linhas telefónicas dos centros de saúde, deixando, por exemplo, as linhas livres para os profissionais de saúde poderem fazer os contactos com os doentes covid e não covid", explicou.
Esta equipa será "coordenada por um técnico de saúde do AceS que, caso seja necessária uma intervenção de cariz mais técnico, o fará assim que lhe seja passada a chamada", acrescentou o autarca.
Alberto Costa revelou que na sequência desta parceria foram constituídas "equipas multidisciplinares para ações no âmbito das suas competências, seja de Segurança Social, Ação Social, apoio psicológico ou de forças policiais" para ajudar a população.
O novo espaço será inaugurado na quinta-feira.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.339.130 mortos resultantes de mais de 55,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 3.632 pessoas dos 236.015 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.