SAÚDE QUE SE VÊ

Comunidade da Beira Baixa implementa programa de saúde emocional para crianças

LUSA
21-01-2020 14:22h

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) está a implementar um programa de saúde emocional em escolas da região, cujo objetivo é ajudar as crianças a lidarem com dificuldades diárias.

"Trata-se de um programa de promoção da saúde emocional que procura desenvolver, de forma precoce, um conjunto de capacidades e competências que permitem às crianças lidar com as situações mais difíceis com que podem deparar-se ao longo da vida, como é o caso da mudança, a perda, a separação e o divórcio", explica, em comunicado, a CIMBB.

O programa "Amigos do Ziki", que está a ser implementado em várias instituições escolares da região abrangida pela CIMBB, é reconhecido por diversas entidades internacionais, entre elas a Organização Mundial de Saúde (OMS), como boa prática na área do bem-estar emocional.

Articulado com os "Amigos do Ziki" decorre, em simultâneo, o programa "Ziki em Casa", que estende os mesmos objetivos e a sua prática ao ambiente familiar da criança de modo a potenciar os resultados.

Ao longo das quatro sessões do "Ziki em Casa" são abordados os mesmos temas que são trabalhados no programa escolar: Sentimentos, comunicação, amizade, resolução de conflitos, mudança e perda, e lidar com situações difíceis.

Desta forma, os pais podem compreender melhor e reforçar em casa o que os filhos aprendem na escola e são incentivados a refletir sobre as suas próprias competências bem como as estratégias que aplicam na educação dos filhos.

O programa "Amigos do Ziki" é sobretudo uma intervenção psicológica preventiva e é desenvolvido no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

MAIS NOTÍCIAS