SAÚDE QUE SE VÊ

Surto de uma forma de poliomielite surgiu no Sudão do Sul

LUSA
22-10-2020 20:42h

Um novo surto de uma forma de poliomielite surgiu no Sudão do Sul, disseram hoje as autoridades sanitárias do país, depois de declararem que o "poliovírus selvagem" (WPV) que causa a doença tinha sido erradicado.

Quinze casos de "pólio derivada de vacinas" foram detetados no noroeste do país, mas "o Ministério da Saúde e os seus parceiros estão a trabalhar nisso", afirmou aos jornalistas o diretor dos serviços de prevenção daquele ministério do Sudão do Sul, John Pasquale Romunu, citado pela agência de notícias francesa France-Presse (AFP).

"Penso que [o surto] está sob controlo", disse o responsável.

Estes "poliovírus circulantes derivados de vacinas" são distintos dos poliovírus "selvagens", os agentes patogénicos originais da doença agora erradicados do continente africano e encontrados apenas no Afeganistão e Paquistão.

A 25 de agosto, o Sudão do Sul foi um dos últimos países africanos a receber a confirmação de que o poliovírus "selvagem" tinha sido erradicado do seu território, o que levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar oficialmente a erradicação total da poliomielite em África.

Mas alguns dias depois, a poliomielite ressurgiu no Sudão após ter sido erradicada durante mais de uma década, de acordo com a ONU.

MAIS NOTÍCIAS