SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Madeira com dois novos casos positivos, total de 55 infeções ativas

LUSA
22-09-2020 20:27h

A Madeira regista dois novos casos de covid-19, ambos importados do Reino Unido, subindo para 55 o número de infeções ativas e para 205 o cumulativo de doentes confirmados na região, anunciou hoje a autoridade de saúde regional.

“Hoje há dois novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar um total cumulativo de 205 casos confirmados de covid-19”, pode ler-se no boletim epidemiológico emitido pelo Instituto de Administração da Saúde da Madeira (IASAUDE).

A mesma autoridade acrescenta que estes são “dois casos importados” do Reino Unido que foram identificados na operação de rastreio montada no aeroporto da Madeira.

O IASAUDE adianta existir um outro caso suspeito que “se encontra em estudo pelas autoridades de saúde”, estando em curso a investigação epidemiológica.

“Hoje são 55 os casos ativos, dos quais 44 são importados e identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 11 são de transmissão local”, refere também a autoridade regional de saúde.

Em relação às situações ativas, destaca que as pessoas se encontram a cumprir quarentena, estando 26 em isolamento numa unidade hoteleira e 29 em alojamento próprio.

"O doente que se encontrava hospitalizado na unidade polivalente dedicada à covid no Hospital Dr. Nélio Mendonça (Funchal) teve alta e foi transferido para a unidade hoteleira dedicada a este isolamento”, informa ainda.

As autoridades regionais de saúde nos diversos concelhos estão a efetuar o acompanhamento de 16.833 pessoas através de aplicação de telemóvel, sendo que 7.700 estão em situação de vigilância ativa.

O IASAUDE anunciar também mais dois casos de doentes recuperados, passando a região a contabilizar um total 150 pessoas que já não estão infetadas pelo novo coronavírus.

Na Região Autónoma da Madeira foram avaliadas até hoje 1.665 situações suspeitas de covid-19, “das quais 1.460 não se confirmaram”, refere igualmente o IASAUDE.

No que diz respeito às análises efetuadas, até ao final de segunda-feira o laboratório do Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) processou 106.689 amostras de PCR.

Na operação de rastreio em curso nos aeroportos e portos da Madeira e Porto Santo foram avaliados 63.353 viajantes até às 17:00 de hoje.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 965.760 mortos e mais de 31,3 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.925 pessoas dos 69.663 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS