SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Surtos de aldeia em Moura e matadouro em Tomar continuam ativos - DGS

LUSA
29-07-2020 16:05h

Os surtos de covid-19 na aldeia da Póvoa de São Miguel, em Moura, e num matadouro em Tomar continuam ativos e “sob controlo e vigilância apertada” das autoridades de saúde, disse hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

O surto da Póvoa de São Miguel em Moura, que se iniciou no dia 15 de julho, “está ativo, continua sob grande vigilância das autoridades de saúde e à data estão identificados 28 casos positivos”, adiantou Graça Freitas na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus.

Segundo a diretora-geral da Saúde, é um surto com origem familiar e social, tendo sido já testadas mais de 150 pessoas.

“É um surto que apesar de tudo apresenta estabilidade, mas não está ainda totalmente controlada e aparecem alguns novos casos conforme vão sendo feitos testes”, afirmou, mas, de qualquer forma, pode considerar-se “estável, controlado e bem acompanhado pelas autoridades de saúde”.

Relativamente ao segundo surto de um matadouro em Tomar, Graça Freitas afirmou que “envolve muitas pessoas” e já foram feitos mais de 300 testes.

“Esta empresa tem muitos trabalhadores, mais de 300 pessoas envolvidas, têm sido feitos regularmente testes”, disse, acrescentando que o surto começou no dia 20 de julho e que de terça-feira para hoje já apresenta mais 18 casos, num total de 71.

Graça Freitas salientou que os contactos destes casos têm todos sido alvo de inquérito epidemiológico por parte das autoridades de saúde.

Neste momento, vincou, estão a fazer-se “inquéritos com muita rapidez para identificar contactos e para quebrar cadeias de transmissão e está a funcionar muito bem”.

“O surto está ativo também, está ainda em expansão, mas os seus casos secundários estão a ser identificados, isolados e acompanhados pelas autoridades de saúde e, portanto, são dois surtos ativos em situações diferentes, mas sob controlo e vigilância apertada das autoridades de saúde”, rematou a diretora-geral da saúde.

Portugal contabiliza pelo menos 1.725 mortos associados à covid-19 em 50.613 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

MAIS NOTÍCIAS