SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Madeira mantém seis doentes ativos, um está internado no Hospital do Funchal

LUSA
15-07-2020 19:06h

A Madeira mantém 99 casos de infeção pelo novo coronavírus, com 93 doentes já recuperados e seis ativos, um dos quais está internado no Hospital Central do Funchal, indicaram hoje as autoridades de saúde.

"Os seis casos ativos consistem em casos importados, identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio de covid-19 do Aeroporto da Madeira", esclarece o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), em comunicado.

Três destes doentes são residentes no arquipélago e três são não residentes.

"No contexto da operação de rastreio de viajantes à entrada nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 6.268 colheitas para teste à covid-19 realizadas no local até às 18:00 do dia de hoje", sublinha o IASAÚDE.

Esta operação nos aeroportos do arquipélago teve início em 01 de julho, na sequência de uma resolução do Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, que substituiu o regime de quarentena pela obrigatoriedade de os passageiros apresentarem um teste negativo realizado até 72 horas antes do início da viagem, ou, então, a efetuá-lo à chegada.

Atualmente, 8.222 pessoas estão identificadas e acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, agora com recurso a uma aplicação, designada 'MadeiraSafeToDiscover', 4.314 das quais estão em vigilância ativa.

"Até ao dia 14 de julho, foram contabilizadas na região 1.556 notificações de casos suspeitos de covid-19, 1.457 das quais não se confirmaram", indica o IASAÚDE.

Em Portugal, morreram 1.676 pessoas das 47.426 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 578 mil mortos e infetou mais de 13,34 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

MAIS NOTÍCIAS