SAÚDE QUE SE VÊ

Plataforma digital promove boas práticas de envelhecimento ativo no Centro

LUSA
23-12-2019 08:36h

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) lançou hoje uma plataforma digital para promover o conhecimento de projetos e casos de boas práticas de envelhecimento ativo e saudável na região.

Com esta iniciativa, a CCDRC pretende também “induzir novos projetos e novas parcerias nesta área”, informa a comissão em comunicado.

Disponível em http://envelhecimentoaocentro.ccdrc.pt, a plataforma “apresenta um catálogo com a compilação de 247 boas práticas promovidas por atores da região que se candidataram às três edições do Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro”.

Essas 247 boas práticas, que envolvem 238 promotores e 962 parceiros, estão distribuídas por três categorias: Conhecimento+ (23), Saúde+ (79) e Vida+ (145), segundo a nota.

“Por área temática, destacam-se as iniciativas ou projetos multidisciplinares (20%), de atividade física (15%), de estimulação (11%), de inclusão social (9%), de cuidados de saúde (9%) e intergeracionais (8%)”, acrescenta.

Cada ficha divulga informação “sobre a descrição da boa prática, metas e resultados, identificação dos promotores e dos parceiros, localização dos promotores e área de abrangência, organizando-se por categoria e área temática”.

“O catálogo permite as funcionalidades de pesquisa por categoria, área temática, geografia, promotores e parceiros, facilitando a consulta da base de dados. Permite ainda a sua divulgação por Facebook, Twitter e via e-mail, podendo as boas práticas ser exportadas em vários formatos digitais”, explica ainda a CCDRC.

MAIS NOTÍCIAS