A Administração Regional de Saúde do Centro anunciou a entrada hoje em funcionamento de uma unidade de saúde familiar em Angeja, em Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro.
“A Unidade de Saúde Familiar (USF) Beira Vouga, do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, iniciou hoje atividade, garantindo resposta assistencial a 6.300 utentes. Sedeada na Unidade de Saúde de Angeja, a nova USF tem também um polo assistencial em Alquerubim”, revela uma nota de imprensa da ARS do Centro.
Coordenada pelo médico German Yasko, a USF Beira Vouga é formada por uma equipa de 12 profissionais, quatro médicos, quatro enfermeiros e quatro assistentes técnicos.
Vai presta cuidados de saúde personalizados à população inscrita, nomeadamente consultas programadas, atendimento de situações de doença aguda, cuidados de enfermagem e cuidados domiciliários.
A USF Beira Vouga “compromete-se a dar resposta a todas as solicitações, sejam de índole médica ou de enfermagem, no próprio dia e durante o horário de funcionamento”.
Utentes dos serviços de Saúde de Albergaria-a-Velha concentraram-se na terça-feira à entrada do Agrupamento de Centros de Saúde (ACS) do Baixo Vouga para reclamar a reabertura de serviços e melhoria das estruturas.
Num abaixo-assinado que entregaram ao responsável pelo ACS, reclamaram “a reabertura de extensões de saúde em todas as freguesias” e criticaram a falta de condições de funcionamento do edifício do Centro de Saúde de Albergaria-a-Velha, bem como a falta de médicos, enfermeiros e pessoal administrativo.
Com a entrada em funcionamento da USF Beira Vouga, em Angeja, que pertence ao concelho de Albergaria-a-Velha, o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga passa a ter 25 unidades de saúde familiar ativas.