SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Madeira mantém total de 90 casos, 73 doentes já recuperaram

LUSA
29-05-2020 19:17h

A Madeira não registou casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo o total de 90 pelo 23.º dia consecutivo, já com 73 doentes recuperados, mais dois do que na quinta-feira, informaram hoje as autoridades de saúde.

"A Madeira não está livre de covid-19, mas está numa situação de plena segurança", afirmou o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, em videoconferência de imprensa, no Funchal.

Os dois novos doentes recuperados são residentes no concelho de Câmara de Lobos, zona oeste da ilha, e encontravam-se em isolamento numa unidade hoteleira.

Por outro lado, as 17 pessoas ainda portadoras da infeção pelo novo coronavírus são oriundas de três concelhos - Câmara de Lobos (15), Funchal (uma) e Ponta do Sol (uma) - e encontram-se em unidades hoteleiras e no domicílio, sem necessidade de cuidados hospitalares.

O secretário da Saúde disse que a região autónoma está agora preparada para reabrir com segurança o setor do turismo, um dos mais importantes da economia local, mas vai manter a situação de calamidade e o regime de quarentena obrigatória para os passageiros desembarcados nos aeroportos do arquipélago durante o mês de junho.

Pedro Ramos sublinhou que a partir de julho serão realizados testes à covid-19 a todos os visitantes, sendo que os custos serão assumidos pelo Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP.

O governante indicou que a região tem capacidade para realizar 700 testes por dia, tendo já processado amostras referentes a 12.084 utentes desde o início da crise pandémica.

Em Portugal, morreram 1.383 pessoas das 31.946 confirmadas como infetadas e há 18.911 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 360 mil mortos e infetou mais de 5,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,3 milhões de doentes foram considerados curados.

MAIS NOTÍCIAS