SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Centro de Acolhimento Temporário de Viana do Castelo desativado no fim do mês

LUSA
27-05-2020 14:52h

O Centro de Acolhimento Temporário de Viana do Castelo, destinado à covid-19 e criado na pousada da Juventude da cidade, vai ser desativado no fim do mês sem ter recebido infetados, mas não será desmontado, foi hoje revelado.

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo, Miguel Alves, explicou que a desativação daquela estrutura foi concertada com o secretário de Estado da Mobilidade, coordenador regional Norte da covid-19, Eduardo Pinheiro.

"Face à forte diminuição de novos casos de infeção no distrito de Viana do Castelo, tendo em conta que não existem internados na Unidade de Cuidados Intensivos no Hospital de Santa Luzia, sabendo-se da evolução global positiva da situação no território, o próximo passo será o de dispensar as equipas de apoio que estão permanentemente no espaço de modo a poderem prestar serviço noutro local", explicou Miguel Alves.

O centro de acolhimento temporário abriu portas no dia 21 de abril, na pousada da Juventude de Viana do Castelo, para receber os utentes de lares do Alto Minho infetados com covid-19, com uma capacidade imediata para 16 pessoas, podendo, contudo, chegar às 50.

O socialista, que preside a Câmara de Caminha, acrescentou que "a estrutura que foi montada será mantida, desde as camas a todas as estruturas, por dever de cautela e tendo presente um cenário mais pessimista de um novo pico ou uma segunda vaga" da doença.

"O equipamento cumpriu, até agora, a sua função. Como sempre dissemos, o ideal era que não fosse utilizado e que os idosos pudessem ser acomodados nos seus lares, com as pessoas que conhecem e com o apoio de sempre. Foi isso que aconteceu, o Centro de Acolhimento Temporário não recebeu nenhum utente até agora", reforçou.

Questionado sobre os custos de instalação da estrutura, Miguel Alves não soube quantificar, contudo, explicou que alguns equipamentos “foram adquiridos pela Proteção Civil, os recursos humanos contratados pela Segurança Social, sendo que a Câmara de Viana assegurou limpeza e outros custos”.

Também hoje a Câmara de Viana do Castelo informou estar terminada a empreitada de 120 mil euros que permitiu requalificar a Pousada da Juventude de Viana do Castelo, depois de um protocolo celebrado entre a autarquia e a Movijovem.

"O investimento municipal na requalificação da pousada será creditado ao município, durante cinco anos, e distribuído 50% em dormidas naquela pousada e os restantes 50% em todas as existentes no país".

Portugal contabiliza 1.356 mortos associados à covid-19 em 31.292 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Portugal entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.

O Governo aprovou novas medidas que entraram em vigor no dia 18 de maio, entre as quais a retoma das visitas aos utentes dos lares de idosos, a reabertura das creches, aulas presenciais para os 11.º e 12.º anos e a reabertura de algumas lojas de rua, cafés, restaurantes, museus, monumentos e palácios.

O regresso das cerimónias religiosas comunitárias está previsto para sábado e a abertura da época balnear para 06 de junho.

MAIS NOTÍCIAS