SAÚDE QUE SE VÊ

Comunidade Intermunicipal do Centro solidária com Miranda do Corvo na saúde

LUSA
06-12-2019 18:25h

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra solidarizou-se com Miranda do Corvo devido aos problemas na área da saúde no município, cuja unidade de atendimento chegou a estar fechada por falta de administrativos, foi hoje anunciado.

Na reunião do Conselho Intermunicipal de quinta-feira, os autarcas debateram a questão de os utentes de muitos dos centros de saúde e hospitais dos 19 municípios da região estarem a sofrer com as consequências do fecho destas unidades pela falta de pessoal médico e auxiliar.

"Isto é um problema de todos, por isso estamos aqui unidos para pedir à senhora ministra da Saúde que olhe para esta dificuldade e que arranje soluções. Os utentes dos nossos concelhos não podem continuar a ser prejudicados por este tipo de situações", referiu o presidente do CI, José Carlos Alexandrino.

Numa posição conjunta, a CIM Região de Coimbra apelou para que "se tomem medidas de emergência que permitam resolver de imediato a situação injusta e inaceitável que se vive na área da saúde".

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Miranda do Corvo esteve encerrada entre as 08:00 e as 12:00 do dia 27 de novembro por falta de assistentes técnicos, privando dezenas de utentes de cuidados de saúde.

Nesse dia, o presidente da Câmara de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, considerou inadmissível a falta de assistentes técnicos na USF local.

"Hoje, é um dia de enorme revolta perante o colapso total da nossa estrutura local do Serviço Nacional de Saúde e, também, um dia em que o Estado português não assegurou aos mirandenses um dos seus direitos humanos fundamentais: o direito à proteção da saúde", disse o autarca à agência Lusa, citando um ofício que enviou para o primeiro-ministro e Presidente da República.

Segundo Miguel Baptista, "é imperioso e urgente que o Governo, através do Ministério da Saúde, tome medidas de emergência que permitam resolver de imediato a situação injusta e inaceitável que se vive" no Centro de Saúde de Miranda do Corvo, distrito de Coimbra.

MAIS NOTÍCIAS