SAÚDE QUE SE VÊ

Doentes do Pico já fazem hemodiálise na sua ilha

LUSA
06-12-2019 13:32h

A Unidade de Hemodiálise de Cuidados Aligeirados do Hospital da Horta, instalada no Centro de Saúde da Madalena, na ilha do Pico, nos Açores, recebeu hoje os primeiros cinco doentes.

Até agora, existiam unidades de hemodiálise apenas nos três hospitais do arquipélago, nomeadamente no da Horta (Faial), Santo Espírito da ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, e Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Numa nota enviada às redações, a Secretaria Regional da Saúde sublinha que este equipamento instalado no Centro de Saúde da Madalena representou um "investimento de 165 mil euros", do qual vão "beneficiar nove utentes, bem como a população flutuante da ilha, por via do turismo".

O equipamento "vem trazer significativos benefícios aos doentes hemodialisados do Pico, em termos de conforto, segurança e qualidade de cuidados de saúde, que deixam de necessitar de se deslocar ao Faial para realizar os seus tratamentos”, salienta a nota do Governo dos Açores.

A Unidade de Hemodiálise de Cuidados Aligeirados é uma extensão do Serviço de Hemodiálise do Hospital da Horta, contando com cinco postos de tratamento, um gabinete médico e instalações técnicas.

MAIS NOTÍCIAS