O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, revelou hoje que vai intensificar o trabalho conjunto com a Universidade e o Governo, para ampliar o Hospital de Aveiro e instalar o Centro Académico Clínico.
Segundo Ribau Esteves, “as aprendizagens assumidas na gestão do combate à covid-19”, com a parceria entre a Câmara a que preside, o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Universidade de Aveiro e o Governo, criaram condições para intensificar o trabalho conjunto, visando a concretização da obra de ampliação do Hospital de Aveiro com Unidade de Ambulatório e Centro Académico Clínico.
A ampliação do hospital deverá ser feita para os terrenos dos antigos armazéns da Câmara e do antigo Estádio Mário Duarte, a par da “qualificação profunda da estrutura edificada e de equipamento existente”, ou seja, das atuais instalações.
Em 2016, a Câmara de Aveiro comprometeu-se a fazer as demolições necessárias e limpeza dos terrenos para a ampliação do Hospital Infante D. Pedro, num memorando celebrado com entidades académicas e da saúde.
O Estádio Mário Duarte, que aguarda pela demolição, deverá dar lugar à construção dos edifícios para a Consulta Externa e para o Centro Académico Clínico.
A Câmara de Aveiro havia já demolido os antigos armazéns municipais, situados junto ao Hospital Infante D. Pedro e à Escola João Afonso de Aveiro, espaço provisoriamente utilizado como parque de estacionamento e que se destina também à futura ampliação do Hospital.
O futuro Centro Académico Clínico foi acordado no memorando “Mais Conhecimento Melhor Saúde em Aveiro”, celebrado entre a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, com o envolvimento também da Universidade Nova de Lisboa e da Administração Regional de Saúde do Centro.
Ribau Esteves conta ainda com “compromissos assumidos pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelas Autoridades de Gestão dos Fundos Comunitários” para a concretização do previsto no memorando.
“O trabalho de verdadeira e ativa equipa que temos realizado no Combate à covid-19, com muito bons resultados, entre a CMA, o CHBV, a UA, a CIRA e o ACeS-BV, veio demonstrar ainda com mais evidência que temos capacidades relevantes em termos institucionais e de recursos humanos, e que temos de ter um Hospital de Aveiro e também na região de Aveiro (Aveiro, Águeda e Estarreja) que tenha as devidas e modernas condições físicas e de equipamento que merecemos e exigimos, ao serviços dos Cidadãos que aqui residem, trabalham ou passam tempos de turismo e de cultura”, salienta Ribau Esteves.
Para o autarca, com esta obra de ampliação e qualificação, “Aveiro vai ter o novo hospital de que tanto necessita”.