SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Especialistas veem uso de plasma sanguíneo como “passo intermédio” até à vacina

LUSA
01-05-2020 09:58h

A utilização de plasma de doentes recuperados da covid-19 em casos de pacientes com sintomas moderados ou graves é vista como um “passo intermédio” até ao desenvolvimento de uma vacina.

Perante o arranque previsto para este mês de um ensaio clínico alargado, o pneumologista Filipe Froes manifestou a expectativa de se “acrescentar mais uma arma potencialmente útil” ao combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

“O que pretendemos é disponibilizar uma terapêutica promissora, enquadrada num contexto de avaliação de eficácia e de toxicidade. Neste momento, só é legítimo fazer estas terapêuticas englobadas em protocolos clínicos e investigacionais que garantam duas premissas essenciais: monitorizar a eficácia comparativamente com não fazer isto e monitorizar a segurança em termos de toxicidade e riscos”, afirmou à Lusa o membro da ‘task force’ da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O ensaio clínico vai ser coordenado pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), contando ainda com a colaboração do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e o Infarmed. Para Filipe Froes, um eventual tratamento com plasma convalescente na ausência de um medicamento ou vacina especificamente criados para a covid-19 surge como mais uma etapa no travão da pandemia.

“O ideal será o desenvolvimento de um fármaco específico e o futuro, provavelmente, passará pela vacina. A utilização do plasma será um passo intermédio até ao desenvolvimento desses dois grandes avanços: o fármaco específico e a vacina, que, provavelmente, será o fator decisivo e terminal da pandemia”, sublinhou, enfatizando ainda a importância deste ensaio pela possibilidade de “abrir todo um campo de investigação” para o futuro.

Paralelamente, a diretora do Laboratório de Imunologia Clínica no Instituto de Medicina Molecular, Ana Espada de Sousa, explicou à Lusa que o recurso ao plasma de doentes recuperados “nunca será uma terapêutica para todos os doentes”, por ter “objetivos muito específicos” e uma “janela de oportunidade” limitada aos casos moderados ou graves.

“Nas fases muito deterioradas, em que o processo [inflamatório] já esteja muito estabelecido, se calhar já há muitas lesões e não é tão útil. Por isso, são os doentes moderados ou graves e não os extremamente graves [a receber o tratamento com plasma], porque nesses casos poderá já haver uma deterioração de outros processos a contribuir para a doença e que não seja tanto por ação direta do vírus”, observou.

De acordo com a médica imunologista, a recolha de mais dados neste ensaio alargado é essencial para determinar que se trata de “uma terapêutica segura e eficiente”, acautelando eventuais complicações e estabelecendo parâmetros numa relação risco-benefício para os doentes.

“Em alguns casos raros está descrito que os próprios anticorpos possam agravar o processo inflamatório. Embora seja muito raro, é uma questão que tem de se ter presente. Os doentes que têm insuficiência respiratória e em que o quadro clínico da covid-19 é mais grave associam-se, muitas vezes, processos inflamatórios exagerados e é esse o risco que pode existir”, alertou.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

MAIS NOTÍCIAS