SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Benfiquista André Almeida confessa que foi difícil enfrentar paragem

LUSA
30-04-2020 19:18h

O futebolista do Benfica André Almeida confessou hoje que a paragem da I Liga foi-lhe "particularmente difícil" de enfrentar, já que estava na fase final da recuperação da lesão, quando a competição foi suspensa, devido à covid-19.

O lateral direito benfiquista, que respondia a perguntas de quatro jovens adeptos, através de videochamada, no âmbito de uma iniciativa promovida pela Fundação Benfica, foi questionado sobre o que sentiu quando soube que o campeonato ia parar.

"Foi particularmente difícil para mim, porque esta época já perdi alguns jogos devido a lesão. Nessa altura, estava na fase final da minha recuperação e pensei que ia conseguir acabar a época em força. Estava com essa motivação de voltar o mais rápido possível", afirmou.

Contudo, André Almeida assegurou que, desde então, debelou a mazela no tornozelo que o afastou dos últimos sete jogos das ‘águias', antes da interrupção das provas: "Aproveitei este tempo para recuperar da minha lesão."

Em isolamento, Almeida confessou que sente falta de "treinar com a equipa", mas também "da liberdade para estar com amigos e familiares", num momento que, apesar de difícil, servirá para que todos aprendam a "valorizar as pequenas coisas da vida e o que o planeta nos dá".

Contratado ao Belenenses em 2011, o polivalente jogador está a completar a nona temporada na Luz, sendo que, nestes quase 10 anos de casa, conquistou cinco títulos de campeão nacional, tendo "desfrutado de todos".

Ainda assim, escolheu a época passada, que culminou com o 37.º título nacional do Benfica, como a melhor da carreira, porque fez "quase todos os jogos", contribuiu "com assistências, a equipa bateu o recorde de golos marcados" e houve "um espírito e união fascinantes".

Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados - nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América - ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.

Os campeonatos de futebol de França e Holanda foram, entretanto, cancelados, enquanto países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal preparam o regresso à competição.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

MAIS NOTÍCIAS