A associação Binaural Nodar inaugura na quinta-feira uma exposição virtual composta por trinta e seis composições fotográficas e outras tantas peças sonoras, que resultaram de um trabalho com a comunidade educativa de Castro Daire sobre matérias rurais.
“Trinta e seis variações com três matérias rurais”, que ficará disponível no sítio da Internet www.binauralmedia.org, foi a forma encontrada para, em tempo de pandemia de covid-19, mostrar o trabalho feito em ateliês que decorreram em março e envolveram mais de meio milhar de alunos daquele concelho do distrito de Viseu.
Segundo a Binaural, nesses ateliês "foram trabalhadas, em termos visuais e sonoros, três matérias rurais e correspondentes formas de artesanato intimamente ligadas ao património local".
O trabalho feito com as árvores, os arbustos, a cestaria, a argila, o barro preto, a lã e o burel resultou numa exposição que é "um reflexo contemporâneo" dos ateliês e que poderá "ser desfrutada na forma percurso virtual e interativo".
A Binaural explica que o percurso incluirá "trinta e seis composições fotográficas em fundo negro, correspondentes a outras tantas variações em termos de disposição espacial das várias matérias rurais" propostas pelos alunos.
Trinta e seis peças sonoras estarão associadas a cada imagem e "incluem vozes e sons captados pelos alunos e alunas durante os ateliês, relativos à forma como os jovens interpretaram a transformação das matérias da paisagem local em peças de artesanato com utilidade prática e valor estético", acrescenta.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 215 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Mais de 840 mil doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 948 pessoas das 24.322 confirmadas como infetadas, e há 1.389 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.