SAÚDE QUE SE VÊ

PSD pede esclarecimentos ao Governo sobre pediatria do Hospital de Chaves

LUSA
28-11-2019 09:49h

Deputados do PSD querem saber que medidas está o Governo a implementar para “corrigir a ausência de pediatras" durante a noite na urgência pediátrica do Hospital de Chaves, que funciona com um especialista em regime de prevenção.

Os parlamentares social-democratas apresentaram quarta-feira um conjunto de perguntas ao Ministério da Saúde, através da Assembleia da República, e mostraram-se “preocupados com a situação em que se encontra” o serviço de pediatria de Chaves, inserido no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

De acordo com o PSD, aquele serviço é constituído "por sete médicos pediatras dos quais três têm idade superior a 55 anos e um outro irá proximamente realizar os 55 anos”.

Os deputados referiram que o “envelhecimento da equipa médica, conjugado com a falta de recursos humanos e a pouca mobilidade de pediatras entre as unidades do CHTMAD, tem agravado o nível de serviço prestado” e implica “constrangimentos na restante atividade da pediatria (internamento, consultas, urgência interna e urgência).

Atualmente, aquela urgência pediátrica funciona das 08:00 às 20:00 com médico pediatra em presença física e após as 20:00 em regime de prevenção.

A administração do centro hospitalar informou, em outubro, que, “no período entre as 20:00 e as 08:00, as crianças são observadas por médicos do serviço de urgência que, em caso de necessidade, chamam o pediatra que está de prevenção que, de imediato, se desloca ao hospital”.

“Desta forma, está garantido o atendimento a todas as crianças, 24 horas por dia, sete dias por semana”, salientou o CHTMAD.

“Ora, o serviço de urgência da unidade de Chaves, integrado na rede de urgências como médico-cirúrgica, implica um atendimento pediátrico em presença física 24 horas por dia (Despacho nº 10129/2014), pelo que se encontra, assim, em incumprimento legal”, acusaram os parlamentares.

Os deputados querem, por isso, saber se o “Governo tem conhecimento da situação da pediatria da unidade de Chaves e do funcionamento do respetivo serviço de urgência” e que “medidas estão a ser implementadas para corrigir a ausência de pediatras durante o período noturno”.

Questionaram ainda a ministra da Saúde sobre se “pondera encerrar o serviço de urgência de pediatria", se “está prevista a contratação de novos pediatras" para esta unidade e se os especialistas "a contratar serão mais uma vez colocados no serviço de pediatria de Vila Real”.

O social-democratas querem também saber “qual a posição do ministério" sobre a mobilidade de profissionais entre as unidades do mesmo centro hospitalar e “quais as medidas que o Governo está a pensar tomar para fixar os profissionais no Interior”.

Segundo os parlamentares, o serviço de pediatria do hospital de Vila Real, que dista cerca de 70 quilómetros de Chaves, é “constituído por 23 médicos pediatras e 11 internos em formação”.

MAIS NOTÍCIAS