SAÚDE QUE SE VÊ

CORREÇÃO: Covid-19: Loures vai disponibilizar computadores e internet a alunos

LUSA
28-04-2020 16:42h

A Câmara de Loures, no distrito de Lisboa, vai disponibilizar 500 computadores e 1.000 ligações à internet aos alunos do concelho, para os ajudar a concluir o 3.º período escolar a partir de casa, foi hoje anunciado.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), referiu que a distribuição deste material surge na sequência de um levantamento feito junto dos agrupamentos escolares das situações mais problemáticas.

“Fizemos uma avaliação e percebemos que muitos alunos dispunham já de computador, mas que lhes faltava a ligação à internet. Com base nesse levantamento adquirimos os ‘routers’, explicou o autarca.

Relativamente aos computadores, Bernardino Soares referiu que alguns já tinham sido adquiridos anteriormente pelo município e outros advêm de doações de empresas e particulares.

No total, serão distribuídos cerca de 500 computadores a alunos, desde que estejam integrados no escalão A da ação social.

“Na impossibilidade de termos computadores para todos tínhamos de dar prioridade aos alunos mais necessitados”, justificou.

Desde 16 de março que todos os estabelecimentos de ensino estão encerrados, por decisão do Governo, para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus, que já infetou mais de 20 mil pessoas em Portugal.

Mais de dois milhões de crianças e jovens, desde creches ao ensino superior, ficaram em casa e a maioria tem aulas à distância através de plataformas ‘online’ ou trocas de ‘emails’ com os seus professores.

Os alunos do básico só deverão voltar a ter aulas presenciais em setembro, já que o Governo prevê apenas a hipótese de regresso às escolas este ano letivo para os alunos do 11.º e 12.º anos, assim como para os estudantes do ensino superior.

Portugal contabiliza 948 mortos associados à covid-19 em 24.322 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia divulgado hoje.

MAIS NOTÍCIAS