As festas do concelho de Portalegre, cujo “ponto alto” é anualmente assinalado a 23 de maio, data da elevação a cidade, foram canceladas, na sequência da pandemia de covid-19, anunciou hoje a presidente do município.
Em comunicado dirigido aos munícipes, a presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, divulgou o cancelamento de eventos públicos, incluindo as festas concelhias deste ano, considerando que a forma como se vive em sociedade “vai ter de se adaptar às novas circunstâncias”.
“Infelizmente não teremos as festas do concelho, teremos de adiar outros [eventos] e de repensar a forma como os celebramos”, lê-se no comunicado.
Portalegre assinala este ano, no feriado municipal, a 23 de maio, os 470 anos da sua elevação a cidade.
Na mesma mensagem dirigida aos munícipes e além de enumerar as medidas que estão a ser tomadas para combater a pandemia, Adelaide Teixeira informou que no concelho de Portalegre há, até hoje, seis pessoas infetadas pela covid-19, mas “com todas as cadeias perfeitamente identificadas”.
Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), no Alentejo, há 201 casos de infeção confirmados e registo de um morto associado à covid-19.
Portugal contabiliza 948 mortos associados à covid-19 em 24.322 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da DGS sobre a pandemia divulgado hoje.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.