SAÚDE QUE SE VÊ

Braga a Sorrir beneficiou 357 pessoas com mais de 4 mil consultas dentárias em 2 anos

LUSA
26-11-2019 19:15h

O projeto "Braga a Sorrir" beneficiou em dois anos 357 pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica, "devolvendo a esperança através do sorriso", depois de realizar 4.532 consultas de saúde oral.

Segundo os resultados daquele projeto de intervenção social, através do Centro e Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.), hoje divulgados, foram feitos 10.412 tratamentos e colocadas 449 próteses dentárias.

O objetivo da iniciativa era prestar serviços de saúde oral e acompanhamento psicossocial a populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica, tendo em vista a reinserção social.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, este "devolveu a esperança através do sorriso" e é um exemplo do que podem as autarquias fazer.

"Este é um excelente exemplo de como o poder local pode identificar lacunas e tomar medidas que beneficiem a comunidade e aumentem decisivamente a qualidade de vida dos cidadãos, neste caso através de um programa numa área que é um parente pobre dos serviços centrais", disse.

O Centro de Apoio à Saúde Oral foi cofinanciado pelo Programa Portugal Inovação Social, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Atualmente, o projeto "foca-se na assistência médico-dentária e no acompanhamento psicossocial, com um reforço bastante significativo na área da reabilitação oral".

A C.A.S.O funcionou nas antigas instalações do Hospital de S. Marcos, onde os doentes eram atendidos depois de sinalizados, através das parcerias estabelecidas com instituições sociais de Braga e pela sinalização por parte do Gabinete de Ação Social do município.

MAIS NOTÍCIAS