SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Município de Seia cede computadores e acesso à internet a alunos

LUSA
27-04-2020 18:56h

A Câmara Municipal de Seia anunciou hoje que adquiriu computadores portáteis e acessos à internet para que os alunos do concelho possam acompanhar as aulas à distância devido à pandemia da covid-19.

A autarquia refere em comunicado enviado à agência Lusa que, no total, "adquiriu 65 computadores portáteis e, no sentido de permitir o acesso à internet, 50 dispositivos móveis (‘hotspots'), com planos tarifários de 75 Gb".

Os equipamentos, que representam um investimento na ordem dos 30 mil euros, "serão entregues através dos agrupamentos escolares e cedidos aos alunos, a título de empréstimo, por um período de três meses, findo o qual a medida será reavaliada".

"A iniciativa abrange alunos que não dispõem de internet e computadores pessoais e que cumulativamente não dispõem de possibilidades económicas para os adquirir, depois de auscultar as necessidades no universo de alunos dos dois agrupamentos de escolas do concelho", segundo a nota.

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, citado no comunicado, sublinha que a realidade atual "exige a adoção de medidas, em estreita articulação com os Agrupamentos de Escolas e outros mecenas, no sentido de evitar que se acentuem as desigualdades".

"Mesmo não se tratando de uma competência direta da Câmara Municipal, este é um compromisso assumido por todos, tendo em vista garantir a igualdade de oportunidade no acesso ao ensino", destacou o autarca.

As medidas do município de Seia, no distrito da Guarda, estão englobadas num pacote mais amplo de apoios sociais e económicos definidos no programa "Seia Consigo", criado para minorar os impactos negativos da pandemia de covid-19.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo já anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

MAIS NOTÍCIAS