SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Universidade do Porto apoia com mais de 80 mil euros 236 estudantes

LUSA
27-04-2020 16:30h

A Universidade do Porto anunciou hoje que vai apoiar, com mais de 80 mil euros, 236 estudantes afetados pela pandemia da covid-19 e que sofreram “graves carências económicas e sociais”, tais como desemprego ou doença.

Numa nota publicada no seu ‘site’, a Universidade do Porto (U.Porto) refere que, das 1.045 candidaturas recebidas pelos Serviços de Ação Social da instituição, foram selecionados 236 estudantes para receber este apoio.

“As candidaturas foram avaliadas pelos SASUP e seriadas em função do grau de carência financeira dos estudantes. Os critérios para a atribuição do subsídio incluíram a evidencia, por prova documental, de que a redução de rendimentos ou situação de carência foi causada diretamente pela pandemia da covid-19”, lê-se na nota.

De acordo com a U.Porto, cada estudante receberá “uma prestação única de 350 euros” que é financiada por “fundos próprios” da instituição.

O pagamento deste apoio começará a ser feito, por transferência bancária, a partir de quinta-feira, sendo que poderá ser “reforçado, se necessário, de acordo com a evolução da pandemia da covid-19”.

“O valor a atribuir a cada estudante destina-se então a apoiar despesas de alojamento e de alimentação, numa altura em que a pandemia da covid-19 começa a ter impactos negativos na atividade económica e emprego, especialmente nos setores mais expostos às medidas de isolamento físico e recato social”, conclui a U.Porto.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios. 

Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

MAIS NOTÍCIAS