A Câmara de Aveiro vai emprestar 420 computadores portáteis e 420 auriculares, bem como ativar 200 acessos à internet, para alunos carenciados, identificados juntamente com os agrupamentos de escolas do município, revelou hoje a autarquia.
A distribuição dos equipamentos inicia-se “esta semana”, de acordo com fonte municipal, já que, dos 420 computadores, “220 tinham sido já adquiridos pela câmara para as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Ação UBBU, do Programa Aveiro STEAM City, financiado pela Iniciativa da Comissão Europeia UIA/Urban Inovative Action”.
Os restantes 200 computadores foram adquiridos agora pela Câmara de Aveiro para dar resposta às necessidades identificadas, assim como a ativação de 200 acessos à internet (com 30 GB/mês) e 420 auriculares para todos os alunos aos quais vai disponibilizar os computadores portáteis.
A cedência dos equipamentos vai ser realizada pelo período de três meses (maio, junho e julho), sendo toda a operação de entrega coordenada pela câmara municipal e pelos Agrupamentos de Escolas, “num trabalho de cooperação e de proximidade”.
O objetivo é facilitar a utilização desses equipamentos, para permitir uma maior igualdade de acesso no processo de ensino à distância, e para os alunos terem direito a receber os equipamentos a título de empréstimo é exigido aos encarregados de Educação que assinem um termo de responsabilidade para garantir “a sua boa utilização e a sua devolução no final do mês de julho 2020”.
Terminado o empréstimo, os equipamentos serão entregues à gestão das Escolas de 1.º Ciclo do município de Aveiro, conforme explica o executivo municipal em nota de imprensa.
“Trata-se de um investimento total de 114 mil euros, enquadrado no Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica da CMA, que assume a área da Educação como prioritária no investimento e combate da Pandemia do Coronavirus / Covid-19”, de acordo com a autarquia.
Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo já anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.