A Câmara da Trofa distribuiu pelas instituições do concelho mais de quatro mil máscaras, 600 viseiras e 205 testes à covid-19, entre 23 de março e 20 de abril, disse hoje à Lusa fonte do município.
No âmbito do combate à pandemia do novo coronavírus, a autarquia liderada pelo social-democrata Sérgio Humberto, segundo um levantamento efetuado pelos serviços do município, ofereceu "4.235 máscaras" e ainda "600 viseiras" e "400 luvas" às instituições do concelho.
Relativamente aos apoios diretos aos lares da Trofa, a autarquia revelou ter "entregue 205 testes à covid-19".
Pelas juntas de freguesias de Alvarelhos e Guidões e do Bougado foram distribuídos "cinco equipamentos de proteção individual completos", refere ainda o relatório enviado à Lusa.
Outras duas rubricas mencionadas dão conta ainda da entrega de "150 litros de hipoclorito de sódio" e de "27 litros de álcool".
O levantamento menciona ainda a atribuição de "400 computadores com banda larga móvel de Internet" a alunos carenciados dos agrupamentos de escolas do concelho, entre outros "vários apoios pontuais", terminando com a distribuição, no dia 25 de abril, do "salário do mês de abril do presidente" da autarquia por instituições de solidariedade social locais.
Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
No caso da Trofa, o relatório de situação daquele boletim dá conta de 129 casos confirmados de infeção, o mesmo registo divulgado no domingo.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 206 mil mortos e infetou quase três milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Perto de 810 mil doentes foram considerados curados.