A Câmara de Guimarães está a efetuar testes de rastreio à covid-19 a todos os utentes e funcionários dos lares do concelho, um processo que estará concluído até final da próxima semana, anunciou hoje o município.
Em comunicado, o município acrescenta que já foram realizados "centenas de testes" a utentes e trabalhadores naqueles lares.
Os testes são realizados numa parceria com a Segurança Social.
Em Guimarães, foi criada uma primeira unidade de rastreio, com a realização de uma centena de testes por dia, pavilhão multiusos, em parceria com a Unilabs e Administração Regional de Saúde do Norte.
Entretanto, estão a ser efetuados testes nas instituições aos colaboradores, através do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave e da Segurança Social, em parceria com a Cruz Vermelha.
Na próxima semana, abrirá mais uma unidade de rastreio da covid-19, localizada no antigo edifício da estação da CP, resultado do protocolo efetuado com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Hospital Senhora da Oliveira.
"A realização de testes aos utentes dos lares está em curso há várias semanas e, mesmo no período mais complicado pela ausência de testes disponíveis, a Câmara Municipal de Guimarães garantiu resposta às solicitações dos lares, nomeadamente aos utentes e funcionários assintomáticos", sublinha o comunicado.
Na quinta-feira, o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, reuniu com os representantes de todos os lares do concelho, com resposta à terceira idade, pessoas com deficiência e ainda unidade de cuidados continuados, no sentido de fazer uma avaliação conjunta e integrada da situação sobre a evolução desta pandemia.
No comunicado, o município destaca o registo de um "reduzido" número de infetados e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais, colaboradores das instituições e elementos que compõem os órgãos sociais.
Portugal contabiliza 820 mortos associados à covid-19 em 22.353 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Em Guimarães foram registados 460 casos positivos desde o início da pandemia.