A Misericórdia de Mogadouro dispõe de uma unidade de retaguarda com 12 camas e pessoal de enfermagem e auxiliar preparado para receber utentes daquela instituição que venham a ser infetados pelo novo coronavírus, indicou hoje o provedor.
"Trata-se de um espaço dotado de 12 camas e com todas as medidas de segurança, ao nível dos equipamentos de proteção individual para os utentes e funcionários que venham a ser infetados pelo novo coronavírus e ali possam ser tratados e acompanhados por pessoal médico, enfermagem e auxiliares", explicou à Lusa João Henriques.
Segundo o responsável, esta é a terceira fase do Plano de Contingência aplicado pela Santa Casa de Misericórdia de Mogadouro (SCMM), no distrito de Bragança, e que entrou em funcionamento.
Apesar de ainda não se registar, até ao momento, nenhum caso de infeção por covid-19 em utentes ou funcionários, os responsáveis por esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) garantem "que todas as medidas de proteção têm de ser tomadas atempadamente".
Esta unidade de retaguarda é o mais "estanque" possível, estando equipada com sanitários, uma pequena lavandaria e uma espaço " neutro" para receber a alimentação dos utentes que venham necessitar deste apoio deste espaço de quarentena.
"Esta foi a forma encontrada pela Misericórdia para melhor proteger os seus utentes bem como os colaboradores", vincou o provedor.
A Misericórdia de Mogadouro tem a seu cargo cerca de duas centenas de utentes num universo de 700 beneficiários entre os do apoio domiciliário, cantina social, reforço ao apoio alimentar entre serviços. A este número junta-se 220 colaboradores.
Por seu lado, o município de Mogadouro, também tem reservadas cerca de 20 camas instaladas numa antigas residências para estudantes dotadas de condições específicas para tratar casos positivos de covd-19.
"Se for necessário, poderemos disponibilizar mais camas destinadas a pessoas infetadas pela covid-19", disse o presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.
O concelho de Mogadouro, até data, regista dois casos de covid-19, segundo a Unidade de Saúde Pública (USP) de Bragança..
Em Portugal, morreram 854 pessoas das 22.797 confirmadas como infetadas com o novo coronavírus, e há 1.228 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.