SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Cerimónias do 25 de Abril no Fundão vão decorrer na internet

LUSA
22-04-2020 13:28h

As cerimónias do 25 de Abril no Fundão, distrito de Castelo Branco, vão decorrer em plataformas da internet, face à pandemia covid-19, e contam com um programa que engloba músicas de Abril e um momento institucional, anunciou o município local.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, esta autarquia presidida por Paulo Fernandes informa que as comemorações serão transmitidas através da página oficial do município no Facebook e que têm início no dia 24 de abril, com o festival "Cantar Abril".

Esta iniciativa está marcada para as 21:30 e reúne 20 músicos do concelho do Fundão que, através de suas casas, irão presentear o público com música e teatro.

O evento contará com Adelino Pereira (voz e guitarra), António Supico (voz e percussão), André Oliveirinha (voz, gaita de foles, sanfona e acordeão), Daniel Real (voz, piano e percussão), Cristina Gonçalves (percussão), João Figueira (voz e guitarra), Sebastião Pereira (guitarra portuguesa), Rúben Páscoa e Marta Garcia (guitarra, saxofone, voz, percussões e sintetizadores e eletrónica), Trio ZFM.25 (vozes, guitarra, saxofone e percussão), Jerónimo Mateus (voz e guitarra), Helena Nogueira (voz), Marco Massano (guitarra), Nuno Farinha (voz e guitarra), Zé Pires (voz e guitarra), Alfredo Laranjinha (voz e guitarra), Zé Caria e Marco Maceiras (voz e guitarra) e Roberto Querido (teatro).

Já à meia-noite, e tendo em conta que não será possível realizar a tradicional arruada pelas ruas da cidade, o município convida a população a ir às janelas para "Cantar Abril à Janela", com a interpretação da "Grândola Vila Morena".

Para as 10:00 de 25 de abril, está marcada a transmissão em direto do hastear da bandeira, seguida da publicação de uma brochura com as intervenções dos grupos políticos com assento na Assembleia Municipal, do presidente da Câmara Municipal do Fundão e do presidente da Assembleia Municipal do Fundão.

As atividades são organizadas pelo Município do Fundão e pela Assembleia Municipal do Fundão, sendo que as comemorações serão produzidas pela Feeling Events e Trad&Arte, contando com produção visual da BXL e imagem de Hugo Landeiro D.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 176 mil mortos e infetou mais de2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o decreto presidencial que prolongou a medida até 02 de maio prevê a possibilidade de uma "abertura gradual, faseada ou alternada de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais".

MAIS NOTÍCIAS