SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Moncorvo imprime conteúdos escolares para alunos carenciados do 1ºciclo

LUSA
21-04-2020 18:19h

O município de Torre de Moncorvo está a imprimir de forma gratuita conteúdos programáticos para distribuir pelos alunos mais carenciados do concelho que frequentam o 1º ciclo do agrupamento de escolas, indicou hoje a câmara em comunicado.

"Os conteúdos programáticos impressos são avalizados pelos professores do agrupamento de escolas, para depois serem entregues pelas respetivas juntas de freguesia aos alunos do 1º ciclo que estão referenciados pelos serviços locais da Segurança Social e pertencentes ao 1º e 2º escalão de apoio", explicou a autarquia presidida por Nuno Gonçalves.

Esta medida abrange 72 alunos carenciados, num universo de 155 alunos do primeiro ciclo que frequentam o Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo.

Esta autarquia do distrito de Bragança refere que os conteúdos, que fazem parte do programa curricular do 1º ciclo, serão impressos e distribuídos todas as sextas-feiras, pelo município, após o aval dos respetivos professores.

"A autarquia faz a distribuição dos conteúdos pelos alunos que não têm possibilidade de ter material informático. No caso dos restantes alunos, são os próprios encarregados de educação que fazem o levantamento dos materiais de ensino à distância nas escolas, ou os que tem computadores recebem-nos via internet", explicou à Lusa fonte do município.

Desta forma, o município de Torre de Moncorvo assegura que “nenhum dos alunos carenciados do concelho fica sem acesso aos conteúdos escolares necessários para efetuar a sua aprendizagem".

A câmara anunciou ainda que procedeu, na passada sexta-feira, à entrega dos manuais escolares, que ficaram na escola quando teve início esta pandemia, a todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, nomeadamente 1º, 2º, 3 ciclos e Ensino Secundário.

"O município procedeu ao transporte dos manuais escolares até cada uma das localidades, sendo, agora, as juntas de freguesia que os farão chegar aos alunos", indica a nota enviada à Lusa.

Para os responsáveis autárquicos do concelho de Torre de Moncorvo, esta é uma forma para ajudar a minimizar os efeitos provocados pelo novo coronavírus, que levou ao encerramento das escolas, e numa altura em que começou o ensino à distância.

Portugal regista 762 mortos associados à covid-19 em 21.379 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 170 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

MAIS NOTÍCIAS