SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Air4all já produziu um segundo protótipo

Canal S+ | ALS
21-04-2020 14:38h

O Air4all já produziu dois protótipos de ventilador, o segundo bem mais robusto, está a aguardar a entrada no processo de certificação.

O desafio foi inesperado e Pedro Monteiro não teve como dizer “não”. A missão de ajudar a salvar vidas era importante demais e o empresário, que lidera uma fábrica de peças em carbono, começou de imediato à procura da equipa. Antigo aluno do Instituto Superior Técnico e com sólidos conhecimentos de mecânica, juntou profissionais especializados em diversas áreas de criação e produção de ventiladores de suporte de vida, e assim nasceu a Air4all Portugal, no dia 13 de Março. Em tempo recorde, exatamente três semanas depois, criou o primeiro protótipo. Nesta altura, já existe um segundo, ou seja, uma versão melhorada com o objetivo de ser produzida em quantidade sem fins comerciais. Em conversa com o Canal S+, o coordenador, Pedro Monteiro, explicou que o maior desafio foi aventurar-se numa área completamente desconhecida.

A Air4all uniu investigadores, professores, engenheiros e profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, além de advogados e designers na partilha de conhecimento. A sensibilidade do tecido empresarial tem sido surpreendente, como relata Pedro Monteiro.

Agora, segue-se a certificação e, nesse capitulo, além de uma equipa dedicada exclusivamente na elaboração de dossiers técnicos, são várias as entidades envolvidas para que esse processo seja abreviado sem pôr em causa a segurança dos doentes.

 

MAIS NOTÍCIAS