SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Setúbal prepara retoma dos serviços municipais e da economia local

LUSA
20-04-2020 19:44h

A Câmara Municipal de Setúbal está a preparar o reinício de atividade de diversos serviços camarários e o lançamento de concursos públicos de várias obras para injetar dinheiro na economia local, revelou hoje o coordenador municipal da Proteção Civil.

“Estamos a trabalhar na recuperação do funcionamento dos serviços municipais – a definir a forma como se vai fazer e com que meios - e também na recuperação económica do concelho”, disse à agência Lusa José Luís Bucho.

“O município também pretende lançar os concursos públicos para diversas obras que tem em carteira, no valor de alguns milhões de euros, logo que seja levantado o estado de emergência, para que as empresas comecem a concorrer e assim injetarmos dinheiro na economia local”, acrescentou.

Segundo o coordenador da Proteção Civil Municipal, “há serviços camarários que vão reiniciar a atividade, mas há outros que nunca estiveram parados, como os serviços de Proteção Civil, a recolha de lixo, limpeza de ruas e obras municipais, que, em termos globais, envolvem mais de 500 trabalhadores”.

Com o objetivo de envolver os quadros do município na estratégia de retoma da atividade dos serviços camarários, a Câmara de Setúbal pretende também organizar, muito em breve, uma reunião com diretores de departamento e chefes de divisão do município para ouvir a opinião dos técnicos e envolvê-los na estratégia de reinício da atividade municipal.

“Vamos fazer uma reunião com os diretores de Departamento e chefes de Divisão, para lhes dar a conhecer a estratégia do município para a recuperação dos serviços e também para ouvir a opinião destes técnicos sobre diversas matérias”, disse José Luís Bucho, adiantando que o encontro deverá ter lugar no Fórum Municipal Luísa Todi, em data a anunciar.

“O Fórum Luísa Todi tem mais de 300 lugares e permite um espaçamento de cerca de cinco metros entre os participantes”, justificou.

Em declarações à agência Lusa, o coordenador da Proteção Civil Municipal adiantou ainda que as tradicionais comemorações do 25 de abril no município setubalense "não envolvem nenhuma sessão presencial".

“O presidente da Assembleia Municipal, representantes das forças políticas naquele órgão e a presidente da Câmara Municipal de Setúbal estão a fazer a gravação de mensagens comemorativas do 25 de abril que estarão disponíveis na página do município na internet e nas redes sociais”, disse José Luís Bucho.

De acordo com a Proteção Civil Municipal de Setúbal, até ao último domingo havia um total de 58 infetados com a covid-19 no concelho de Setúbal e 11 recuperados, não havendo, até hoje, nenhum óbito.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, em Portugal morreram 735 pessoas das 20.863 registadas como infetadas.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, paralisando setores inteiros da economia mundial.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria ou Espanha, a aliviar algumas das medidas.

MAIS NOTÍCIAS