SAÚDE QUE SE VÊ

BE questiona falta de técnicos no Laboratório de Saúde Pública de Aveiro

LUSA
14-11-2019 19:10h

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Ministério da Saúde sobre a insuficiência de recursos humanos e materiais do Laboratório de Saúde Pública de Aveiro, informou hoje aquele partido.

Num conjunto de questões apresentadas no parlamento pelos deputados Moisés Ferreira e Nelson Peralta, eleitos por Aveiro, o BE quer saber quantos profissionais e com que categorias profissionais tenciona o Governo reforçar os meios humanos daquele laboratório, e ainda quando serão abertos os concursos.

Por outro lado, os deputados bloquistas pretendem que o Ministério da Saúde revele quais os investimentos que tenciona realizar para a renovação de equipamentos e tecnologia.

Há cerca de 15 anos, eram 12 os profissionais ali em serviço, na maioria técnicos de análises clínicas, mas atualmente o Laboratório apenas tem ao serviço cinco profissionais.

“Com o passar do tempo e com o encerramento de outros laboratórios distritais, a área de influência cresceu, o trabalho aumentou e o número de profissionais diminuiu para menos de metade”, observa o Bloco.

O Laboratório de Saúde Pública de Aveiro realiza análises a amostras de água para consumo humano e balneares, a amostras de alimentos servidos em cantinas de infantários, escolas e lares e ao teor de sal em vários alimentos.

É também o Laboratório de Saúde Pública que testa a presença de ‘legionella’ em hospitais e espaços públicos e que faz os testes de tuberculose, permitindo a sinalização de pessoas doentes e a vigilância de outras pessoas potencialmente expostas.

“Ali fazem-se milhares de análises anualmente para garantir a qualidade da água que abastece as casas, a qualidade das águas balneares, a qualidade da alimentação, a ausência de ‘legionella’ em espaços públicos ou o controlo de doenças como a tuberculose”, destacam os deputados.

MAIS NOTÍCIAS